Áreas de Intervenção
Água

A água é um dos recursos naturais mais afetados pelas alterações climáticas.

01

Introdução

A água é um dos recursos naturais mais afetados pelas alterações climáticas. Efetivamente, as alterações climáticas projetadas para o município de Loulé indicam que o município se irá deparar com a diminuição da precipitação média anual assim como com o aumento da precipitação intensa em períodos curtos, que podem originar cheias e inundações rápidas. As ondas de calor serão cada vez mais frequentes e intensas, assim como os períodos de seca, que aumentarão a sua intensidade e frequência.

É assim fundamental apostar numa gestão mais eficiente e sustentável do setor dos recursos hídricos e na prevenção de situações de escassez.

02

ações / iniciativas

Queda do Vigário

Projeto de educação ambiental “Para Além da Água – Vida na Ribeira”

Área Protegida Local da Fonte Benémola

Reabilitação de margens da ribeira na Área Protegida Local da Fonte Benémola

Projeto de educação ambiental “Para Além da Cidade – Vida no Cadoiço”

Renaturalização de linhas de água

Projeto de educação ambiental “Para Além da Água – Vida na Ribeira”

Projeto de educação ambiental “Para Além da Água – Vida na Ribeira”

Atividade de educação ambiental na Área Protegida Local da Fonte Benémola

Intervenções e medidas

  • Limpeza de Linhas de Água: Tendo como objetivo a conservação e reabilitação da rede hidrográfica e das zonas ribeirinhas, de acordo com a Lei n.º 58/2005 de 29 de dezembro, a autarquia no âmbito das suas competências, procede anualmente à identificação de zonas críticas e realiza ações de limpeza, desobstrução e desassoreamento de linhas de água, com remoção de canas, ramos e árvores, bem como de todo o tipo de detritos dos leitos, eliminando assim os obstáculos ao escoamento normal do curso das águas.
    Procede ainda ao corte de espécies arbustivas das margens, realizados sem provocar alterações significativas nas mesmas e nas cotas do leito. Na maior parte das intervenções, os meios e técnicas utilizadas são os tradicionais, em que a utilização e circulação de maquinaria pesada foram encaradas como secundários e restringida aos casos estritamente necessários.
  • Renaturalização de linhas de água com estabilização de margens e recuperação de ecossistemas ribeirinhos: Têm sido levadas a cabo várias ações de plantação e estabilização das margens em troços em que o revestimento vegetal se encontra deficiente e ações de remoção de espécies invasoras (ex.: canas). Estas intervenções têm como objetivo promover a renaturalização das linhas de água, estabilizar e recuperar margens e ecossistemas ribeirinhos, melhorando a qualidade e a funcionalidade das ribeiras e das galerias ripícolas associadas. Muitas destas intervenções têm sido realizadas com a valiosa colaboração de voluntários.
  • Projeto de educação ambiental “Para Além da Água – Vida na Ribeira”: Incluído na programação anual 2016/2017 do Centro Ambiental, o projeto educativo anual “Para Além da Água – Vida na Ribeira” pretende levar os alunos a descobrir um curso de água, a Ribeira da Menalva na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, através da realização de atividades de exploração e observação das formas de vida que nele existem. Com a realização de diversas visitas de campo ao local e ao longo das várias sessões, uma turma de alunos do 4º ano da Escola EB1 de Vale Silves encontra-se a caracterizar este curso de água, através de desenhos e da escrita criativa, observação e registo das alterações ao longo das estações e das diferentes espécies de flora e fauna aí existentes.
  • Projeto de educação ambiental “Para Além da Cidade – Vida no Cadoiço”: Incluído na programação anual 2016/2017 do Centro Ambiental, o projeto educativo anual “Para Além da Cidade – Vida no Cadoiço” pretende levar os participantes a descobrir um curso de água em plena cidade de Loulé (que a grande maioria dos habitantes desconhece), através da realização de atividades de exploração e observação das formas de vida que nele existem. Através da realização de várias visitas de campo ao local e ao longo das várias sessões, os alunos do 4º ano da escola EBI de Boliqueime vão caracterizar o curso de água, através de desenhos e escrita criativa, observarão e registarão as alterações ao longo das estações e as diversas espécies de flora e fauna que ali se encontram.

03

Como
contribuir

A água é um dos recursos naturais mais afetados pelas alterações climáticas.

1

Os proprietários ou possuidores de parcelas de leitos e margens de linhas de água, nas frentes particulares e fora do aglomerado urbano, têm a obrigação de manter o bom estado e conservação das mesmas, devendo proceder à sua regularização, limpeza e desobstrução dos álveos das linhas de água, de forma a garantir condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos em situações hidrológicas normais ou extremas.

2

Em casa, mantenha limpos os esgotos, caleiras, algerozes, terraços, varandas e pátios.

3

Se uma torneira estiver a pingar mande logo consertá-la.

4

Não lave a louça com a torneira sempre aberta.

5

Opte por duche em vez de banho de imersão.

6

Regue de manhã cedo ou à noite para evitar perdas de água.

7

Poderá utilizar a água de lavagem de frutos e legumes para rega.

8

Utilize autoclismos que necessitem de menos água por descarga. Utilize-o só quando necessário.

9

Enquanto lava os dentes ou se barbeia, feche a torneira.

10

Utilize as máquinas de lavar roupa e louça sempre com carga completa.

11

Para limpar as ruas e as varandas utilize a vassoura.

É urgente geri-lo de forma mais eficiente e todos nós temos um contributo importante a dar.

CONHEÇA AS OUTRAS
ÁREAS DE INTERVENÇÃO