Áreas de Intervenção
Sustentabilidade

A resposta às alterações climáticas e as iniciativas de adaptação passam muitas vezes pela implementação de medidas e iniciativas de sustentabilidade ambiental.

01

Introdução

A resposta às alterações climáticas e as iniciativas de adaptação passam muitas vezes pela implementação de medidas e iniciativas de sustentabilidade ambiental, umas simples, outras mais inovadoras, particularmente em meio urbano, onde estas questões são hoje, mais do que nunca, um desafio.

É em meio urbano que existe maior densidade demográfica, mais edificações, maior concentração de oportunidades e de riqueza, maior consumo, mais poluição, etc. É assim urgente pensar as cidades em prol de uma maior sustentabilidade, resiliência e regeneração, incluindo uma gestão adequada dos recursos e uma adaptação eficaz da sociedade aos diferentes tipos de risco, já que o ritmo acelerado da mudança nem sempre se compadece com estas preocupações.

02

ações / iniciativas

Parque Municipal de Loulé

Adaptações – Projeto de dança e ambiente

Galardão ECO XXI

Educação ambiental

Intervenções e medidas

É fundamental que os nossos jovens tenham conhecimento e estejam despertos e sensibilizados para a problemática das alterações climáticas, que conheçam as alternativas e que cresçam com vontade de fazer as adaptações necessárias à sobrevivência saudável e equilibrada do nosso planeta e da nossa espécie.

“Adaptações“ é um projeto de criação artística e dança criada a partir do contato e do conhecimento sobre as Alterações Climáticas. O projeto, que se encontra a ser dinamizado ao longo de todo o ano letivo, envolve uma turma do 3º ano da Escola EB1 N.º 5 de Loulé e utentes da Associação UNIR.

Ensinar através da arte, da dança, é ensinar totalmente, fazê-los viver, sentir, experimentar com o corpo o que a mente aprende em teoria. Deixá-los pensar por si próprios, imaginar, questionar, trabalhar em grupo e depois criar. Criar algo novo motivado pela apreensão que fizeram da informação recebida e experienciada integralmente por todos os seus sentidos e sentires.

As performances/coreografias criadas pelo grupo serão apresentadas no final do ano letivo, no Cineteatro Louletano num espetáculo aberto a toda a comunidade. Fique atento!

03

Como
contribuir

O esforço individual de cada um tem impactos positivos importantes na diminuição das emissões de GEE e consequentemente na adaptação das alterações climáticas:

1

Promova iniciativas de adaptação e mitigação às alterações climáticas em sua casa, no seu local de trabalho, no seu bairro.

2

Reduza, Reutilize, Recicle e Repare.

3

Plante uma árvore! Cinco árvores absorvem cerca de uma tonelada de CO2 ao longo da sua vida.

4

Consuma produtos locais e da época. São mais saudáveis, mais amigos do ambiente, requerem menor quantidade de energia para a sua produção e transporte.

5

Esteja atento a todos os projetos que envolvam a participação pública e Participe!

6

Utilize a menor quantidade possível de papel.

CONHEÇA AS OUTRAS
ÁREAS DE INTERVENÇÃO