Eventos

CONFERÊNCIA Loulé Adapta: + Educação para a Sustentabilidade do Uso da Água

19 novembro 2019

Prosseguindo a sua ação de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e numa ótica de valorização e preservação dos recursos hídricos, a Câmara Municipal de Loulé promove a Conferência “Loulé Adapta: +Educação para a Sustentabilidade do Uso da Água”, no próximo dia 19 de novembro, a partir das 9h00, no Auditório do Convento Espírito Santo de Loulé.

Esta ação faz parte do projeto comparticipado pelo Fundo Ambiental, que concretiza o compromisso desta Autarquia de contribuir para a transformação da cultura cívica dos seus munícipes, nomeadamente estimulando a adoção de comportamentos que tendam para a construção de uma sociedade com modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da sua atividade, como preconizado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA 2020.

Esta conferência pretende apresentar um conjunto de sessões direcionadas para a sustentabilidade do uso da água, com participantes de várias áreas, do mundo empresarial à academia, do ambiente ao turismo, agricultura e pescas ou tecnologia. Estas sessões estão relacionadas com o “Papel da Comunicação e Voluntariado na Sensibilização para o Uso +Sustentável da Água”, as “Boas práticas e Uso + Eficiente da água nos Setores Económicos da Região do Algarve” e com o “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia para o Uso +Eficiente da Água”.

A Autarquia pretende lançar a reflexão e possíveis mudanças de comportamentos entre os intervenientes enquanto consumidores de recursos e enquanto intermediários, procurando que essa mensagem de sensibilização possa chegar à comunidade escolar, aos trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé ou aos agentes económicos - comércio, turismo, indústria e agricultura – e população em geral.

Os participantes terão, assim, a oportunidade de aprender um pouco mais sobre todas estas questões de forma a adotarem uma atitude mais sustentável. Com algumas dicas valiosas, poderão confirmar que através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível usar água de forma eficiente e sustentável, contribuindo para que este bem precioso, cada vez mais escasso, continue a estar ao alcance das gerações vindouras.

Refira-se que esta é uma iniciativa conjunta das várias unidades orgânicas envolvidas nesta temática: Divisão de Sustentabilidade e Recursos Naturais, Divisão de Ambiente e Unidade Operacional de Ação Climática e Economia Circular.

Toda a programação está disponível aqui e pode increver-se aqui.