De acordo com o Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2030 (PNAC 2020-2030) (APA; 2015), em 2030, deve ser atingida, no setor dos transportes, uma redução de emissões na ordem dos -26%, face a 2005.
Como principais vetores de descarbonização do setor dos transportes, o PNAC considera a adoção de medidas nas seguintes áreas: Tecnologia; Combustíveis; Gestão da mobilidade - passageiros e mercadorias; Gestão da mobilidade - cidades sustentáveis; Administração Pública e Comportamentos.
A gestão da mobilidade assume assim especial importância a nível local, sendo no âmbito da competência municipal que se definem e implementam algumas das medidas mais relevantes, nomeadamente na adaptação do espaço urbano aos modos suaves de mobilidade, constituindo esta uma aposta e uma prioridade do município de Loulé.
Para além da promoção e melhoria dos circuitos e da frota de transportes urbanos, dos transportes escolares, aquisição de viaturas elétricas e da aposta numa requalificação urbana promotora da mobilidade sustentável, com adaptação do espaço público, implantação de novos espaços verdes, zonas de lazer e privilegiando a circulação pedonal e ciclável, têm sido levados a cabo vários projetos e iniciativas, através dos quais se tem procurado construir uma dinâmica coerente nas questões da mobilidade sustentável.
Semana Europeia da Mobilidade: Anualmente, entre 16 e 22 de setembro, assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), efeméride ambiental na qual o Município de Loulé participa há já vários anos, como município participante e apoiante, e.que tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a necessidade de mudança de comportamentos face às questões da mobilidade, no sentido de a tornar mais sustentável e menos nociva para o ambiente. Neste âmbito, é de destacar a realização anual de um conjunto de iniciativas como o Seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, o “Dia 100 Bicicletas na Escola”, o “Dia Europeu Sem Carros” e a iniciativa “Park(Ing) Day – Ocupa O Teu Lugar Na Cidade”.
Rede de Carregamento para Veículos Elétricos do concelho de Loulé: Esta rede é constituída por 12 postos, dos quais nove são de carregamento semirrápido (1 hora de carregamento para 80% de capacidade), disponíveis em Vilamoura (5), Vale do Lobo (2), Quarteira (1) e Loulé (1), e três de carregamento rápido (20 a 30 minutos de carregamento para 80% de capacidade), disponíveis em Vilamoura (1), Quinta do Lago (1) e em Loulé (1).
No âmbito do Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional e do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, a Câmara Municipal de Loulé em pareceria com a Via Verde Boleias, lançou o programa “BoleiasCML”, que consiste na partilha de boleias entre colegas que se desloquem para o mesmo destino. Os objetivos desta iniciativa são a redução das emissões de CO2, a redução dos problemas de estacionamento e de circulação rodoviária, a poupança de tempo por parte dos trabalhadores, a redução dos custos associados ao combustível e à manutenção da viatura, bem como o reforço do espírito de partilha e convívio entre os funcionários municipais. A adesão à plataforma Via Verde Boleias é inteiramente gratuita. Refira-se que tanto condutores como passageiros recebem vouchers de desconto em estabelecimentos parceiros da Via Verde Boleias.
Rede de parqueamento de bicicletas: No âmbito do projeto Quarteira Lab, cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a Câmara Municipal de Loulé instalou em Quarteira 10 postos de parqueamento de bicicletas aumentando o número de lugares de estacionamento deste meio de transporte sustentável, permitindo uma melhor organização do espaço público, garantindo uma melhor mobilidade, um maior ordenamento e mais segurança aos utilizadores de bicicletas.
Smart Bikes by Infralobo: A área de intervenção da Infralobo conta, desde o dia 9 de maio de 2017, com uma rede de 30 bicicletas elétricas de uso partilhado distribuídas por 5 estações, disponíveis para todos os residentes nesta área.
Transportes Urbanos gratuitos no concelho de Loulé para crianças até aos 12 anos: Esta medida da Loulé Concelho Global, empresa municipal que gere os transportes públicos no concelho, vai ao encontro da estratégia de promoção de uma mobilidade mais partilhada e mais ecológica no município. Adicionalmente, numa pareceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a Loulé Concelho Global, entre 30 de novembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, os transportes urbanos de Loulé foram gratuitos para todos os passageiros, com vista à promoção do comércio tradicional e de uma mobilidade mais partilhada, inclusiva e sustentável.
Metrominuto Loulé e Metrominuto Quarteira: Consistem em dois mapas sinóticos, similares a uma rede de metropolitano, que representam os principais pontos de cada uma das cidades com indicação das distâncias e tempos de deslocação a caminhar entre eles e que visam a promoção e incentivo da mobilidade pedonal nos trajetos diários da população.
Em ambos os mapas estão representados os pontos de interesse ou serviços que constituem destinos habituais da população e turistas, em que os tempos indicados como referência são obtidos através da consideração de uma velocidade média de deslocação pedonal de 5 km/h.
Tratando-se o Metrominuto de um elemento de comunicação para a promoção do hábito de caminhar, pretende o Município, através do incentivo a uma mobilidade mais sustentável, afirmar Loulé e Quarteira como cidades com uma escala perfeita para caminhar, contribuindo para um ambiente melhor, atividade física saudável, redução do tráfego rodoviário e dinamização do comércio local.
Refira-se ainda que esta iniciativa resulta da adesão do Município de Loulé à Rede de Cidades que Caminham, associação internacional aberta a todos os municípios e administrações públicas interessadas em melhorar a situação dos transeuntes através da implementação e do intercâmbio de iniciativas dirigidas a melhorar a acessibilidade universal, a segurança no trânsito e o meio ambiente. Integram a Rede de Cidades que Caminham um vasto conjunto de cidades espanholas e, em Portugal, apenas Torres Vedras, à qual se juntou Loulé com a adesão à Rede em 2017.
A Infraquinta E.M. instalou um posto de abastecimento de veículos elétricos para utilização interna, contando já com viaturas totalmente elétricas nos seus serviços.