Áreas de Intervenção
Mobilidade

Em Portugal, o setor dos transportes é a segunda maior fonte de emissões de GEE, o que torna a mobilidade sustentável uma área prioritária.

01

introdução

De acordo com o Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2030 (PNAC 2020-2030) (APA; 2015), em 2030, deve ser atingida, no setor dos transportes, uma redução de emissões na ordem dos -26%, face a 2005.

Como principais vetores de descarbonização do setor dos transportes, o PNAC considera a adoção de medidas nas seguintes áreas: Tecnologia; Combustíveis; Gestão da mobilidade - passageiros e mercadorias; Gestão da mobilidade - cidades sustentáveis; Administração Pública e Comportamentos.

A gestão da mobilidade assume assim especial importância a nível local, sendo no âmbito da competência municipal que se definem e implementam algumas das medidas mais relevantes, nomeadamente na adaptação do espaço urbano aos modos suaves de mobilidade, constituindo esta uma aposta e uma prioridade do município de Loulé.


02

ações / iniciativas

Para além da promoção e melhoria dos circuitos e da frota de transportes urbanos, dos transportes escolares, aquisição de viaturas elétricas e da aposta numa requalificação urbana promotora da mobilidade sustentável, com adaptação do espaço público, implantação de novos espaços verdes, zonas de lazer e privilegiando a circulação pedonal e ciclável, têm sido levados a cabo vários projetos e iniciativas, através dos quais se tem procurado construir uma dinâmica coerente nas questões da mobilidade sustentável.


Rede de Parqueamentos de Bicicletas

Rede de Parqueamentos de Bicicletas

Bicicletas Partilhadas da Câmara Municipal de Loulé

Bicicletas Partilhadas da Câmara Municipal de Loulé

Avenida José da Costa Mealha

Avenida José da Costa Mealha

Quinta do Lago - Pista Ciclável

Quinta do Lago - Pista Ciclável

Iniciativa Par(king) Day - Ocupa o teu Lugar na Cidade

Iniciativa Par(king) Day - Ocupa o teu Lugar na Cidade

Avenida do Atlântico - Pista Ciclável

Avenida do Atlântico - Pista Ciclável

Apanha-me! - Transportes Urbanos de Loulé

Apanha-me! - Transportes Urbanos de Loulé

Vilamoura - Pista Ciclável

Vilamoura - Pista Ciclável

Vilamoura Public Bikes

Vilamoura Public Bikes

Projeto de Bicicletas Partilhadas nas Escolas

Projeto de Bicicletas Partilhadas nas Escolas

Metrominuto Loulé

Metrominuto Loulé

intervenções e medidas - 2018/2019

  • Semana Europeia da Mobilidade: Anualmente, entre 16 e 22 de setembro, assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), efeméride ambiental na qual o Município de Loulé participa há já vários anos, como município participante e apoiante, e.que tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a necessidade de mudança de comportamentos face às questões da mobilidade, no sentido de a tornar mais sustentável e menos nociva para o ambiente. Neste âmbito, é de destacar a realização anual de um conjunto de iniciativas como o Seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, o “Dia 100 Bicicletas na Escola”, o “Dia Europeu Sem Carros” e a iniciativa “Park(Ing) Day – Ocupa O Teu Lugar Na Cidade”.

  • Rede de Carregamento para Veículos Elétricos do concelho de Loulé: Esta rede é constituída por 12 postos, dos quais nove são de carregamento semirrápido (1 hora de carregamento para 80% de capacidade), disponíveis em Vilamoura (5), Vale do Lobo (2), Quarteira (1) e Loulé (1), e três de carregamento rápido (20 a 30 minutos de carregamento para 80% de capacidade), disponíveis em Vilamoura (1), Quinta do Lago (1) e em Loulé (1). 

  • No âmbito do Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional e do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, a Câmara Municipal de Loulé em pareceria com a Via Verde Boleias, lançou o programa “BoleiasCML”, que consiste na partilha de boleias entre colegas que se desloquem para o mesmo destino. Os objetivos desta iniciativa são a redução das emissões de CO2, a redução dos problemas de estacionamento e de circulação rodoviária, a poupança de tempo por parte dos trabalhadores, a redução dos custos associados ao combustível e à manutenção da viatura, bem como o reforço do espírito de partilha e convívio entre os funcionários municipais. A adesão à plataforma Via Verde Boleias é inteiramente gratuita. Refira-se que tanto condutores como passageiros recebem vouchers de desconto em estabelecimentos parceiros da Via Verde Boleias.

  • Rede de parqueamento de bicicletas: No âmbito do projeto Quarteira Lab, cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a Câmara Municipal de Loulé instalou em Quarteira 10 postos de parqueamento de bicicletas aumentando o número de lugares de estacionamento deste meio de transporte sustentável, permitindo uma melhor organização do espaço público, garantindo uma melhor mobilidade, um maior ordenamento e mais segurança aos utilizadores de bicicletas.

  • Smart Bikes by Infralobo: A área de intervenção da Infralobo conta, desde o dia 9 de maio de 2017, com uma rede de 30 bicicletas elétricas de uso partilhado distribuídas por 5 estações, disponíveis para todos os residentes nesta área. 


  • Transportes Urbanos gratuitos no concelho de Loulé para crianças até aos 12 anosEsta medida da Loulé Concelho Global, empresa municipal que gere os transportes públicos no concelho, vai ao encontro da estratégia de promoção de uma mobilidade mais partilhada e mais ecológica no município. Adicionalmente, numa pareceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a Loulé Concelho Global, entre 30 de novembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, os transportes urbanos de Loulé foram gratuitos para todos os passageiros, com vista à promoção do comércio tradicional e de uma mobilidade mais partilhada, inclusiva e sustentável.

  • Metrominuto Loulé e Metrominuto Quarteira: Consistem em dois mapas sinóticos, similares a uma rede de metropolitano, que representam os principais pontos de cada uma das cidades com indicação das distâncias e tempos de deslocação a caminhar entre eles e que visam a promoção e incentivo da mobilidade pedonal nos trajetos diários da população.

    Em ambos os mapas estão representados os pontos de interesse ou serviços que constituem destinos habituais da população e turistas, em que os tempos indicados como referência são obtidos através da consideração de uma velocidade média de deslocação pedonal de 5 km/h.

    Tratando-se o Metrominuto de um elemento de comunicação para a promoção do hábito de caminhar, pretende o Município, através do incentivo a uma mobilidade mais sustentável, afirmar Loulé e Quarteira como cidades com uma escala perfeita para caminhar, contribuindo para um ambiente melhor, atividade física saudável, redução do tráfego rodoviário e dinamização do comércio local.

    Refira-se ainda que esta iniciativa resulta da adesão do Município de Loulé à Rede de Cidades que Caminham, associação internacional aberta a todos os municípios e administrações públicas interessadas em melhorar a situação dos transeuntes através da implementação e do intercâmbio de iniciativas dirigidas a melhorar a acessibilidade universal, a segurança no trânsito e o meio ambiente. Integram a Rede de Cidades que Caminham um vasto conjunto de cidades espanholas e, em Portugal, apenas Torres Vedras, à qual se juntou Loulé com a adesão à Rede em 2017.

  •  A Infraquinta E.M. instalou um posto de abastecimento de veículos elétricos para utilização interna, contando já com viaturas totalmente elétricas nos seus serviços.


intervenções e medidas - 2016/2017

03

como contribuir

Altere o seu modo de locomoção, adotando formas de mobilidade mais sustentáveis:



1

Aumente as deslocações realizadas a pé, de bicicleta e de transportes públicos.

2

Nas deslocações em viaturas motorizadas, adote os princípios da eco condução.

3

Promova e utilize os sistemas de partilha de viaturas.


CONHEÇA AS OUTRAS
ÁREAS DE INTERVENÇÃO