Quarteira Lab

O nosso laboratório vivo

O projeto Quarteira Lab, alinhado com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, surgiu no âmbito de uma candidatura do município ao programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização (LVpD), lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, que se traduz numa abordagem de incentivo à criação de espaços de promoção do desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo impacte ambiental, de solidificação de princípios de uso eficiente e produtivo de recursos materiais e energéticos e da apropriação das mais-valias económicas e ambientais de novas soluções por parte das comunidades e populações.

Os LVpD, cofinanciados pelo Fundo Ambiental, assentam em ambientes abertos de inovação, onde as autoridades públicas, as empresas, as universidades e os cidadãos colaboram no desenvolvimento, prototipagem, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações em contexto real. Estas tecnologias, em associação com as consequentes alterações de hábitos de consumo e apropriação por parte da população e comunidades locais, permitem ganhos muito significativos na eficiência energética e ambiental nos edifícios, nos espaços públicos, nos serviços urbanos e nos transportes. (in Aviso LVpD)


experiencia9

A Avenida Carlos Mota Pinto e a Avenida Francisco Sá Carneiro constituem um território que ambiciona responder às questões de sustentabilidade urbana no nosso concelho, caracterizando-se pela elevada pressão urbanística e populacional e pelo predomínio do automóvel. É neste contexto que se considera importante intervir, no sentido de criar um espaço mais sustentável e amigo dos que nele vivem, trabalham e visitam. Com este objetivo, foi delimitada a área de intervenção do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) - o “Quarteira Lab”, um espaço de teste de ideias e medidas para a descarbonização (diminuição de gases com efeito de estufa) e melhoria da sustentabilidade ambiental. 


experiencia4

O Quarteira Lab é um espaço de inovação aberta em que se pretende que as ideias e medidas a testar sejam fruto de um trabalho colaborativo entre a autarquia e a comunidade. Partindo dos problemas e características menos positivas, as atividades realizar-se-ão nos quatro domínios de intervenção estabelecidos no programa LVpD:


experiencia6

Nestes domínios, e tendo em vista a descarbonização, prevê-se a mobilização e sensibilização da comunidade e o teste de um conjunto de soluções inovadoras, sustentáveis e inclusivas, a aplicar no espaço público, edifícios, serviços públicos e transportes, que permitam melhorar o desempenho energético e ambiental no Quarteira Lab e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para a alteração dos seus hábitos de consumo e mobilidade.

Queremos, em conjunto, mostrar que é possível ter espaços e comportamentos mais sustentáveis e inspirar outras cidades e comunidades a fazer o mesmo.

PARTICIPE!

Dando continuidade às apostas municipais na sustentabilidade, pretendemos testar no Quarteira Lab um conjunto de soluções de mobilização e participação da comunidade e de soluções urbanísticas e tecnológicas que possam ajudar-nos a concretizar um território mais sustentável para que todos possam usufruir dele (agora e no futuro)!

Contamos consigo para impulsionar o Quarteira Lab!

Responda ao questionário e deixe-nos sugestões:

  • Se reside ou trabalha na área do Quarteira Lab deixe-nos o seu contributo aqui.

  • Se estuda nas escolas na envolvente da área do Quarteira Lab (Agrupamento de Escolas D. Dinis e Agrupamento de Escolas Laura Ayres), deixe-nos o seu contributo aqui.

  • Se tem um estabelecimento de comércio ou serviços na área do Quarteira Lab deixe-nos o seu contributo aqui.

Envie os seus comentários para loule.adapta@cm-loule.pt.

Em breve:

  • Participe ativamente nas sessões de trabalho, desafios, e todas as atividades do Quarteira Lab.

  • Teste as soluções implementadas.

  • Mantenha-se ativo na mudança de comportamentos e continue a participar e a enviar-nos contributos.