Notícias

Comissão municipal de defesa da floresta contra incêndios de Loulé reunida para balanço dos incêndios florestais de 2016

25 nov 2016

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndio de Loulé reuniu, tendo como principais assuntos o balanço e analise aos incêndios florestais no Concelho Loulé e a intenção de protocolo a celebrar com o Regimento de Engenharia n.º1 do Exército Português.

A reunião foi presidida pelo autarca de Loulé, Vítor Aleixo, tendo sido realizadas várias apresentações sobre o dispositivo municipal e as atividades desenvolvidas e resultados, pelos diversos agentes e serviços envolvidos, desde a fase de sensibilização, prevenção, vigilância e combate.

Na Comissão, além dos conselheiros e entidades que integram este Órgão, foram também convidados a participar os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.

As apresentações estiveram a cargo de Telma Guerreiro, da Divisão de Proteção Civil e Vigilância, Pedro Jesus, da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Paulo Santos, da Guarda Nacional

Republicana e Irlandino Santos, dos Bombeiros de Loulé, tendo sido o balanço deste ano considerado bastante positivo de acordo com os resultados obtidos e ações desenvolvidas.

O Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, João Matos Lima Civil, também informou os presentes sobre o protocolo que o Município irá celebrar com o Regimento de Engenharia n.º1 do Exército Português, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndio, que consiste na desmatação de faixas de gestão de combustível, criação de rede viária florestal e acessos de veículos aos pontos de água. Estas intervenções serão executadas através de duas máquinas de rasto e uma niveladora, estando o início dos trabalhos previstos para março de 2017.