Notícias

Loulé é autarquia pioneira a integrar rede nacional para adaptação local às alterações climáticas

12 dez 2016

No âmbito da realização do Seminário Final do Projeto ClimAdaPT.Local, teve lugar na passada sexta-feira, 9 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a assinatura da Carta de Compromisso da Rede Nacional de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas. A Câmara Municipal de Loulé, representada pelo seu presidente, Vítor Aleixo, e as técnicas municipais, Inês Rafael e Lídia Terra, foi a primeira autarquia nacional a assinar a Carta de Compromisso da recém-criada Rede.

A Rede Nacional de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas foi formalmente criada através da assinatura da respetiva Carta de Compromisso por parte de 30 municípios portugueses. Durante o Seminário de encerramento do Projeto ClimAdaPT.Local foram ainda apresentadas as Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) de cada um dos 26 municípios beneficiários do projeto, sendo a EMAAC de Loulé a estratégia pioneira do grupo dos 26 municípios.

Neste evento houve também lugar para a atribuição dos certificados aos 52 técnicos municipais envolvidos na elaboração da cada uma das Estratégias Municipais.

Recorde-se que o projeto ClimAdaPT.Local, que envolveu 26 autarquias de todo o País na definição de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, é uma iniciativa no âmbito do Programa AdaPT (gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente), dinamizado por um consórcio constituído por entidades portuguesas e norueguesas (academias, empresas, ONG ?s e municípios), envolvidas em estudos, elaboração de estratégias e implementação de ações de adaptação, bem como no planeamento e gestão do território ao nível municipal e regional, e liderado pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFCUL).

O Programa AdaPT, desenvolvido para apoiar financeiramente a adaptação às alterações climáticas em Portugal, inscreve-se no estabelecido no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Loulé, a única autarquia algarvia a integrar o projeto, apresentou em maio de 2015 a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Este documento integra 28 opções que têm como objetivo diminuir as vulnerabilidades atuais e futuras do Município, aumentar a sua capacidade adaptativa face aos eventos extremos projetados, salvaguardar o seu património humano, natural e material e contribuir para aumentar a consciencialização e a capacitação da população.