Notícias

Metrominuto da Cidade de Loulé

01 fev 2018

No dia da Cidade de Loulé, o município apresentou publicamente o “Metrominuto”, uma iniciativa que pretende estimular a mobilidade suave junto da população.

Decorrente de uma das Opções de Adaptação integradas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, na área temática da mobilidade sustentável, o projeto Metrominuto visa a promoção e incentivo da mobilidade pedonal nos trajetos diários da população na cidade de Loulé.

O conceito do Metrominuto, com origem na cidade de Pontevedra (Galiza, Espanha), tem sido implementado e difundido pela “Rede das Cidades que Caminham” integrando um conjunto de cidades espanholas e Torres Vedras em Portugal, à qual se juntou Loulé com a adesão à rede em 2017.

O Metrominuto consiste num mapa sinótico, similar a uma rede de metropolitano, que representa os principais pontos da cidade com indicação das distâncias e tempos de deslocação a caminhar entre eles.

Na cidade de Loulé são representados 30 pontos correspondendo a locais, pontos de interesse ou serviços que constituem destinos habituais da população e turistas, em que os tempos indicados como referência são obtidos através da consideração de uma velocidade média de deslocação pedonal de 5 km/h.

O Metrominuto estará acessível para consulta da população e turistas em meios de publicidade estática na cidade, em formato digital aqui, e estará disponível em formato mapa de bolso nos pontos de atendimento ao munícipe, pontos turísticos, escolas e comércio local.

Tratando-se o Metrominuto de um elemento de comunicação para a promoção do hábito de caminhar, pretende o Município, através do incentivo a uma mobilidade mais sustentável, afirmar Loulé como uma cidade com uma escala perfeita para caminhar, contribuindo para um ambiente melhor, atividade física saudável, redução do tráfego rodoviário e dinamização do comércio local.