Notícias

Município de Loulé oferece banda desenhada premiada sobre alterações climáticas aos alunos do 5º ano

12 set 2019

No âmbito da política educativa de apoio aos alunos e às famílias e, por outro lado, tendo como uma das suas bandeiras a ação climática, o Município de Loulé irá proceder à entrega do livro de banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal”, da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor), aos alunos do 5º ano das escolas do concelho.

Esta banda desenhada surgiu no âmbito do projeto ClimAdaPT.local, a partir do qual Loulé elaborou a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC). A obra é baseada em histórias e personagens reais, com o intuito de comunicar de forma acessível e descontraída sobre um tema de extrema relevância na sociedade atual: as alterações climáticas. Em janeiro de 2018, esta banda desenhada, recebeu o XV Troféu Central Comics para Melhor Desenho, que distingue os melhores autores de banda desenhada em diferentes categorias.

A Autarquia de Loulé pretende, assim, continuar a sensibilizar os jovens para os efeitos nefastos que as alterações climáticas têm e poderão vir a ter no território, e para o qual o Município se tem vindo a preparar com a implementação de medidas definidas na EMAAC de Loulé.

A distribuição da banda desenhada será realizada conjuntamente com a entrega dos manuais escolares.

Refira-se que, no ano letivo 2018/2019, a Câmara Municipal de Loulé já tinha oferecido esta banda desenhada a todos os alunos do 5º, 6º e 7º ano.