Notícias

Quarteira Lab leva à criação de ciclovia na cidade

22 jan 2019

A Câmara Municipal de Loulé, no decurso da implementação do seu Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Quarteira Lab, lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, vai iniciar a construção de uma ciclovia na cidade de Quarteira, compreendida entre a Rotunda do Polvo e a Rotunda do Terminal Rodoviário. A Autarquia vai iniciar os trabalhos ainda este mês.

O LVpD - Quarteira Lab, cuja área de intervenção compreende a Avenida Carlos Mota Pinto e a Avenida Francisco Sá Carneiro (entre a Rotunda do Polvo e a Rotunda do Terminal Rodoviário) constitui um território que pretende responder aos desafios da sustentabilidade urbana no Concelho de Loulé. É neste contexto que se considera importante intervir, no sentido de criar um espaço mais sustentável e apelativo para os que nele vivem, trabalham e visitam.

A nova faixa para circulação de bicicletas desenvolver-se-á em cada um dos sentidos de trânsito, prevendo-se ainda que num futuro próximo venha a fazer a ligação ao Passeio das Dunas.

Este projeto procura conciliar, no espaço intervencionado, os diferentes modos de mobilidade, sem comprometer a atual oferta de estacionamento, criando melhores condições de conforto e segurança para a circulação de bicicletas no centro da cidade de Quarteira, assim como integrar medidas de acalmia de trânsito.

Para além da criação da ciclovia, irão ser promovidas outras soluções de sustentabilidade em meio urbano no decurso do ano 2019, como a criação do estacionamento para bicicletas; instalação de mobiliário urbano multifuncional com recurso a energias renováveis; implementação de um sistema de gestão inteligente da rega; desenvolvimento de uma App Quarteira Lab para um envolvimento mais próximo da população com o projeto; criação de uma rota de recolha de recicláveis porta-a-porta para comércio e serviços; instalação de 2 postos de carregamento de veículos elétricos, entre outras.

Com estas ações o Município de Loulé pretende articular as diferentes valências de sustentabilidade no espaço urbano, fazendo uma aposta em espaços e soluções promotoras do desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo impacte ambiental, de consolidação de princípios de uso eficiente e produtivo de recursos materiais e energéticos e da apropriação das mais-valias económicas e ambientais de novas soluções por parte das comunidades e populações.

A Autarquia conta com todos para impulsionar o Quarteira Lab.

Para saber mais consulte o separador Quarteira Lab e siga a página no Facebook Loulé Adapta.

Vídeo do projeto disponível em https://youtu.be/-hlg9EMCqnQ